Buscar
  • imidiatadigital

Dicas para adaptar seu pet no novo apartamento

A emoção do novo lar é sentida por todos, inclusive os bichinhos de estimação. A mudança traz um processo cheio de emoções, é uma novidade que provoca além da alegria, também o cansaço, estresse, ansiedade e assim como nós os pets também sentem.


Os pets mais comuns em apartamentos são cães e gatos, que mesmo que o espaço seja compacto, sempre é possível adaptar o convívio com eles, mas claro com algumas estratégias para manter tudo organizado e eles felizes.


Por isso, a adaptação do pet é essencial para seu bem-estar no novo lar, mas isso é um processo que exige dedicação e algumas ações e é sobre isso que vamos falar, então continue a leitura e confira tudo!



Bicho de estimação para apartamento


Adaptar o pet em apartamento leva um tempinho e existem algumas dicas para o sucesso nessa missão.


Os animais de estimação são a alegria da casa e a interação com eles ajuda a diminuir os níveis de cortisol, o conhecido hormônio do estresse, por isso mesmo em apartamentos eles são um up para melhorar nosso humor.


Aliás sabia que existe lei para ter pet em condomínios?


São os condomínios pet-friendly, assim os condomínios de apartamentos devem regular a presença dos pets, mas não os impedirem como moradores.


Segundo a Constituição Federal, em seu Art. 5º, XXII e Art. 170º, II, assegura o direito a manter animais de estimação dentro de casas e apartamentos, desde que eles não atrapalhem nem coloquem em risco a vida de outras pessoas.


Nenhum síndico ou condomínio pode proibir bicho de estimação para apartamento. Inclusive o STJ (Supremo Tribunal de Justiça) já se posicionou a favor dos pets e seus tutores. Apenas em caso de aluguel, o proprietário pode determinar a proibição de animal de estimação no imóvel, mas isso também não atrairia muitos interessados, afinal a maioria das pessoas tem um pet.



Dicas de adaptação para cães e gatos em apartamentos


Importante: cães de porte pequeno ou médio são ideais para serem criados em apartamentos, no entanto o critério às vezes é se é de uma raça mais tranquila independente do tamanho. Uma boa dica é o adestramento.


Para a chegada:

· Evite levar o pet durante a mudança – evite esse estresse, pois na hora da mudança há muita movimentação e itens espalhados pelo imóvel. Considere um hotel para pets.


· Apresente o imóvel – para os gatos o ambiente da casa nova deve ser mostrada aos poucos. Leve-o em um cômodo de cada vez, dando tempo para que ele se acostume. Já para os cachorros coloque a guia da coleira e ande com ele pela casa, apresentado todos os cômodos. Deixe que ele se familiarize, deixe-o cheirar o que quiser e reconhecer cada espaço no tempo dele.


· Atenção aos sinais de não adaptação – os pets podem não se acostumar ao novo lar e com isso apresentar alguns sinais, como: falta de apetite, choro, não urinar ou defecar, etc e se isso durar de 2 a 3 dias procure ajuda de um veterinário.


· Mantenha a rotina do pet – o ambiente pode ter mudado, mas mantenha a mesma rotina dele como antes, como a hora de comer, o momento de passear, isso vai ajudar na adaptação.


· Mantenha o cheiro dos objetos – durante o período da mudança evite lavar os brinquedos ou a caminha, cobertor por alguns dias, pois o olfato deles é muito importante e eles sabem como é o cheiro de casa. Então o cheiro do antigo lar ajudará na adaptação no novo ambiente.


· Brinque e passeie – organize seu tempo e mantenha uma rotina com seu pet com passeios e momentos para brincadeiras, isso o ajuda na adaptação, além de ele aproveitar e gastar energia.


· Banho e tosa – mantenha a limpeza do ambiente em dia, também do seu bichinho, pois isso é muito importante para seu bem-estar. Mantenha a periodicidade dessa higiene.


Para a rotina:

· Proteja janelas e varandas – prepare o ambiente para receber os pets, então para evitar acidentes é importante instalar grades ou redes de proteção para evitar que eles pulem e caiam.


· Cuidado com as plantas – atenção para as plantas, pois algumas podem ser tóxicas, com isso o ideal é evitá-las ou deixar fora do alcance deles. Exemplo: Espada-de-São-Jorge, Jiboia, Comigo-ninguém-pode, Costela-de-Adão, Azaleia, entre outras. É legal inclusive consultar um veterinário.


· Brinquedinhos específicos- é importante ter brinquedos adequados para o pet, pois assim evita de ter alguns objetos da casa danificados. Brinquedos como: mordedores, bichinhos de pelúcia, de silicone os ajudam a aliviar o estresse e ansiedade deles.


· Segurança – mantenha fiações em dia, ou seja, evite que fios fiquem expostos, afinal os bichinhos são curiosos e podem acabar se machucando. Do mesmo modo com as plantas, mantenha remédios e produtos de limpeza fora do alcance deles. Sim eles são eternas crianças e é necessário esse cuidado.


· Local de descanso – acomode seu pet em uma caminha ou colchonete, para que ele identifique que ali ele pode descansar. Pode inclusive incluir almofadas, mantinha e alguns brinquedinhos para que ele se sinta mais confortável e acolhido.


· Local para as necessidades fisiológicas – é muito importante tem um lugar específico para que o pet faça suas necessidades fisiológicas. Por questão de organização e higiene mantenha esse local definido longe do local da caminha e local da comida, o local deve ser de livre acesso e com boa ventilação, devendo ser limpo regularmente a fim de evitar o mal cheiro.


· Local para água e comida – adote um lugar para o pet se alimentar. Disponibilize recipientes sempre limpinhos para a hora da comida e tenha sempre um recipiente com água limpa e fresca.


Pet Place


Um detalhe incrível em alguns condomínios é a implementação de Pet Place.

Pet Place é um ambiente ao ar livre criado para que os donos dos pets levem seus animais de estimação para poderem passear e brincar, é considerado o playground para os pets.

É um espaço exclusivo, onde são instalados equipamentos especialmente para os pets, como: túneis, rampas ou mesmo circuitos para eles se exercitarem e claro um bom gramado e espaço para correrem e brincarem. O espaço é ideal inclusive para adestramento com profissionais.

Benefícios

· Promove bem-estar aos pets

· Reduz conflitos com os moradores

· Estimula a interação entre moradores

· Mais segurança

· Mais comodidade

· Melhora a qualidade de vida

· Interação com outros animais

· Adestramento

· Valorização do condomínio


Ilha de Mykonos Residence – Empreendimento Tecol com Pet Place


O Ilha de Mykonos Residence é um empreendimento Tecol, um residencial de apartamentos diferente de tudo que você já viu!


É uma experiência única de morar em um lugar planejado e pensado para proporcionar o melhor a você.


São apartamentos prontos com acabamento de qualidade, com piso de porcelanato em um residencial que conta com áreas comuns como quadra, área de lazer, garagem coberta e pet place.


São 7 torres com 224 apartamentos no total, sendo 14 apartamentos garden, 98 apartamentos tipo e 112 apartamentos com suíte, todos com até 62,55m².


Localizado na Rua João Scanhuela, 243 – Residencial Capuano, Birigui/SP, sendo próximo de faculdade, padaria, mercado atacado e fácil acesso à Rodovia Marechal Rondon.


Aproveite e não perca a chance de morar em um espaço incrível, com todos os benefícios, diferenciais e toda qualidade Tecol. Esse é um empreendimento único, que vai conquistar você e toda sua família.


Quer saber mais sobre todas as vantagens e conhecer um pouco mais do seu futuro novo lar? Clique aqui e entre em contato conosco. Saia do aluguel e more em seu próprio apartamento em Birigui!



50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo