Buscar
  • imidiatadigital

Melhores plantas para ter dentro de casa e apartamentos

Os cenários, antes cinzas, tem ganhado cor, as cidades têm se enchido de verde, inclusive em lugares inusitados, como em cima de prédios e as plantas foram ganhando espaço dentro dos apartamentos e casas.


Nem todo mundo tem um jardim em casa, muitas vezes por falta de espaço ou mesmo por morar em apartamentos, às vezes sem varanda até, mas isso não é motivo para não ter plantinhas e foi assim que elas foram para áreas internas.


O espaço verde tem conquistado muita gente, desde cantinhos com vasos de plantas, à casa toda e até jardins verticais.


Essa é uma tendência que veio para ficar, ter plantas dentro de casa é uma prática que traz a natureza para perto, com muitos benefícios, além do poder incrível de paisagismo, que dá um destaque na decoração.


Existem vários tipos e espécies de plantas, muitas são perfeitas para serem cultivadas dentro de casa e sobre isso que vamos falar nesse artigo, então continue a leitura e confira tudo!



Natureza dentro de casa


Nos últimos anos a tendência Urban Jungle, a “Floresta Urbana” tem conquistado muitos adeptos, é a natureza dentro de casa através de folhagens, arranjos e flores. Esse conceito é uma tendência no design de interiores, em que são usadas muitas plantas na distribuição e decoração da casa.


E mais do que uma tendência, é um estilo de vida e está relacionado ao bem-estar e a sustentabilidade.


É possível adaptar o estilo Urban Jungle em qualquer ambiente, independentemente do tamanho, atentando-se para a questão da luminosidade, pois algumas plantas precisam de um pouco de luz do sol, outras luz direta e outras à sombra.


O Urban Jungle pode ser feito com:

· Plantas em vasos grandes principalmente na sala ou varandas;

· Plantas em vasos pequenos distribuídos pela casa, em estantes, mesas, bancadas ou pendentes, inclusive usando cachepôs ou não;

· Jardim vertical – plantas em uma parede, além de vasos suspensos ou painéis.

Geralmente as salas são as mais apreciadas para abraçar essa tendência e receber as plantinhas como complemento ao ambiente, mas toda a casa pode receber esse toque de verde, assim como o banheiro, pois existem plantas que amam ambientes úmidos, as shower plants.


Um fator importante é escolher a planta certa para cada ambiente e claro de acordo com esse gosto e estilo. Ou seja, escolher a planta ideal de acordo com a iluminação de onde ela vai ficar e sua combinação com o ambiente e decoração.



Paisagismo


O paisagismo é uma arte, pode ser definido como organizar a paisagem e se antes já transformava ambientes externos, agora surpreende nos ambientes internos. A técnica é voltada em planejar, projetar, criar e organizar os espaços para criar um jardim e um meio de se conectar com a natureza.


Muito além da decoração as plantas complementam os ambientes e contemplam com muitas vantagens.



Vantagens de ter plantas dentro de casa


As plantas têm o dom de embelezar os ambientes e muito mais do que isso, elas fazem bem à saúde, além oferecerem muito benefícios, como:

* Amenizam o calor

* Controlam a umidade do ar

* Ajudam na purificação do ar

* Melhoram a acústica

* Promovem o bem-estar

* Estimulam a criatividade

* São curingas na decoração



20 Tipos e espécies de plantas para cultivar dentro de casa


As plantas são realmente um curinga na decoração e podem ser o destaque no ambiente. Confira a lista das principais:


Espada-de-São-Jorge: são resistentes, podem ser cultivadas com sol direto ou meia-sombra.




Suculentas – bastante resistentes, fáceis de cuidar, precisam de pouco espaço, pouca água e bastante luz natural. Podem ser cultivadas com sol direto ou meia-sombra. A Rosa de Pedra e Jade são um dos tipos de suculenta mais usados.




Cactos – muito resistentes, não precisam de muita água e gostam de sol. Podem ser cultivados com sol direto ou meia-sombra.




Palmeira Ráfia – aprecia umidade, mas não tolera encharcamento, o ideal é borrifar água em suas folhas 1 vez por semana. Regar 1 vez a cada 15 dias.




Palmeira Leque – suas folhas são destaque e muito ornamentais, grandes e plissadas com borda dentada. Elas precisam de ambientes amplos e iluminados e deve se evitar ambientes com ar-condicionado. Podem ser cultivadas com sol direto ou meia-sombra.




Zamioculca – é bastante resistente à falta de água, não precisa de muita luz. Pode ser cultivada à sombra ou meia-sombra.




Monguba – conhecida também como castanhola, beleza e simplicidade, uma das plantas mais vendidas em 2021. Folhas brilhantes, tronco trançado e muito resistente. Pode ser cultivada à sombra ou meia-sombra.




Clorofito – é resistente, fácil de cuidar, é capaz até de suportar um tempo se água. Podem ser cultivados em sol direto ou meia-sombra.




Ficus (planta de borracha) – folhagens com tons de vermelho e púrpura, fácil de cuidar. É sob o sol que suas folhagens apresentam sua beleza. Podem ser cultivadas com sol direto ou meia-sombra.




Lança de São Jorge – fácil de cuidar, gosta de pouca luz. Podem ser cultivadas à meia-sombra.




Maranta tricolor – folhas rosadas e mesclas e sua coloração muda de acordo com a luz solar que recebe, quanto mais luz mais rosas. Gosta de solo úmido, mas não encharcado. Regar 2 vezes por semana. Podem ser cultivadas com sol direto, meia-sombra ou à sombra.




Peperômia – fácil de cuidar, precisa de pouca água e luz. Regar a cada 2 dias, com atenção à época do verão. São ideais para vasos pendentes. Podem ser cultivadas à meia-sombra, sem exposição direta ao sol.




Samambaia – elas preferem ambientes iluminados e arejados, com regas constantes, geralmente 2 vezes por semana, mas sem encharcar. Podem ser cultivadas à meia-sombra, pois o sol direto pode queimar suas folhas.




Jiboia – resistente e fácil de cuidar. Regar 2 vezes por semana, além disso ela gosta de um pouco de luz natural. Podem ser cultivadas à meia-sombra.




Pacová – folhagem ornamental, não é muito resistente ao frio e ao sol. Podem ser cultivadas à meia-sombra, pois o sol direto pode manchar suas folhas.




Costela-de-Adão – grandes folhas, ela é destaque na decoração. Precisa de regas regulares para manter a umidade. Podem ser cultivadas à meia-sombra, sem exposição direta ao sol.




Pleomele – arbustiva, com folhas ornamentais verdes escuras com bordas brancas. Regar de 2 a 3 vezes por semana. Podem ser cultivadas à meia-sombra, sem exposição direta ao sol.




Lírio da paz – possui inflorescência duradora, gosta de lugares úmidos e quentes, é uma espécie que precisa de luminosidade indireta e regas constantes, geralmente uma vez por semana.




Begônia – sua inflorescência é o ano todo, em diversas cores- brancas, amarelas, rosas ou vermelhas, além disso possui folhas ornamentais. Não toleram excesso de água, então regar a cada 4 dias mantendo úmida. Regar diretamente na terra, sem tocar nas folhas. Podem ser cultivadas à meia-sombra, sem exposição direta ao sol.




Orquídeas – sua floração depende da adaptação ao ambiente e a sua espécie, em sua maioria é durável e de fácil cultivo. Regar de 2 a 3 vezes por semana ou sempre que o substrato estiver seco e mantenha em locais iluminados. Podem ser cultivadas à meia-sombra, sem exposição ao sol direto.




Plantas espalhadas na casa toda


Existem vários tipos de plantas e algumas se adaptam mais em alguns locais da casa, tanto pelo fator luminosidade, como umidade e espaço.


* Sala de estar – Lança de São Jorge, Palmeira Ráfia, Palmeira Leque, Zamioculcas, Pleomele, Pacová, Costela-de-Adão, Lírio da Paz, etc.

* Quarto – Azaleia, Ciclanto, Orquídea, Aloe Vera (Babosa), etc.

* Cozinha – Rosas de Pedra, Cacto, Peperômia, Pacová, etc.

* Banheiro – Lança de São Jorge, Lírio da Paz, etc.

* Varanda – Jiboia, Samambaias, Rosa de Pedra, Cactos, Begônia, Orquídeas, etc.


Plantas tendência para 2022:

· Figueira de bengala

· Zamioculcas

· Monguba

· Costela-de-Adão

· Lança de São Jorge

· Rosa de Pedra

· Cactos


Aproveite essas dicas para pôr em prática na sua casa. E por falar em casa, a Tecol Engenharia é especialista, seja em casas ou apartamentos.


Na Tecol você conquista seu imóvel próprio e pode planejar e realizar tudo aquilo que sempre sonhou, o seu lar, do seu jeito, com direito a plantinha e tudo.


Clique aqui e conheça os empreendimentos Tecol!


Gostou desse conteúdo? Então aproveite e confira nosso blog, sempre postamos conteúdos interessantes, com novidades e dicas.

Aproveite também para seguir nossas redes sociais.

Facebook: @tecolengenhariata

Instagram: @tecoleng.ata

188 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo